sábado, 12 de janeiro de 2013

A FARRA DO BICHO (Varano)


Vi u’a peleja,
Em frente à igreja.
Era u’a beata
Que usava bata
... Chamou a atenção!

A arenga dela
Era uma vela,
Que havia feito,
Com muito jeito
... Bem feita, à mão!

Chegara o padre,
Que a igreja abre...
Foi se meter
Pra resolver
... A confusão!

Mas não sabia
Que irmã Maria,
Que guarda o vinho,
No caladinho
... Enchia copão!

O padre Pio,
Meio arredio,
Pegou a vela
‘De mussarela’
... Que papelão!

O fato posto
E o tira-gosto...
Todos quiseram!
Depois disseram
... Que vinho ‘bão’!

Naquele dia,
Na sacristia,
Bem lá no fundo,
Vi todo mundo
... Copo na mão!

Muita preguiça...
Não teve missa
E cada um
De seus ’bebum’
... Caído ao chão

Eu fui embora
Naquela hora...
Pensei: Que vício!
Foi tudo ofício
... Do Capetão!



VARANO

1 – O poema Varano, criado pelo poeta Ineifran Varão, em janeiro de 2013, é composto por um mínimo de 2 estrofes de 5 versos cada uma e o máximo de 10 estrofes, distribuídas na sequência das seguintes rimas, que são fixas nas suas posições: aabbc + ddeec + ffggc+ hhiic+jjkkc+llmmc+nnooc+ppqqc+rrssc+ttuuc
2– A sílaba tônica exigida é na posição 4 (4ª sílaba poética). As demais tônicas são livres.
3– As palavras rimadas não se repetem na mesma estrofe, e nem mais que duas vezes, ao longo de todo o poema.
4 – O 5º verso de cada estrofe deve ser precedido de reticências, completando o sentido da estrofe e a última estrofe deve concluir o tema.
5– O tema a ser narrado ou descrito fica a critério do poeta.

Obs.: as 4 rimas casadas duas a duas, de cada estrofe, podem, se repetir, porém, com palavras diferentes, e não mais que duas vezes, se for a mesma palavra, ao longo das estrofes, sendo, entretanto, desejada a não repetição demasiada dessas rimas.
A rima do 5º verso rimará com o 5º verso da próxima estrofe.

Exemplo: As rimas de uma estrofe que forem ia/ia+eu/eu podem aparecer em outra estrofe, mas com palavras diferentes, ou, como dito acima, no máximo duas vezes a mesma palavra ao longo de todas as estrofes:
... Maria/valia+cedeu/perdeu e em outra estrofe ... Sabia/descia+meu/seu.

3 comentários:

  1. uma bela criação gosteeeeiii o povo nao sabe muito de rimas de métrica mas aprendem bju

    ResponderExcluir
  2. tentei um rsrs

    Quando eu nasci
    Que me arrependi.
    Fui reprimida,
    Já nesta vida...
    ...Tapa na bunda.

    Como eu chorei...
    Mas não implorei.
    Cheguei sem mala.
    Fiquei sem fala.
    ...Em dor profunda.

    No crescimento
    Não tomei tento
    Levei mais uns
    Tapas d'alguns
    ...ah, dói uma tunda!

    Nada por menos.
    Muitos acenos
    Com lenço branco
    E gesto franco
    ...Que mais afunda.

    Oh, vida triste
    Dedo em riste
    Qualquer lugar
    Sempre encontrar
    ...E mais corcunda!

    Peso que pesa
    E não embeleza
    Corpo adoece
    Ninguém merece
    ...Tal marafunda

    Mas, coisa é certa.
    Quem nem se aperta
    Toda manobra
    A vida cobra
    ...E é na cacunda!

    ResponderExcluir
  3. rsrs... Muito bom, poetisa. Grato pela participação. Bjs

    ResponderExcluir