sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

VALEU! (Varano)


Vi da janela
Flor Amarela
Passou correndo
E eu me moendo
... Na solidão!

Fiz uma jura
Pra ver se cura
Esta saudade
Mas, nessa idade
... Não cura não!

Jurei sorrir
Não mais abrir
A tal janela
Passei tramela
... Caiu no chão!

Saí pra lida
Fui ver a vida
Topei com ela
E ganhei dela
... Seu coração!



VARANO

1 – O poema Varano, criado pelo poeta Ineifran Varão, em janeiro de 2013, é composto por um mínimo de 2 estrofes de 5 versos cada uma e o máximo de 10 estrofes, distribuídas na sequência das seguintes rimas, que são fixas nas suas posições: aabbc + ddeec + ffggc+ hhiic+jjkkc+llmmc+nnooc+ppqqc+rrssc+ttuuc
2– A sílaba tônica exigida é na posição 4 (4ª sílaba poética). As demais tônicas são livres.
3– As palavras rimadas não se repetem na mesma estrofe, e nem mais que duas vezes, ao longo de todo o poema.
4 – O 5º verso de cada estrofe deve ser precedido de reticências, completando o sentido da estrofe e a última estrofe deve concluir o tema.
5– O tema a ser narrado ou descrito fica a critério do poeta.

Obs.: as 4 rimas casadas duas a duas, de cada estrofe, podem, se repetir, porém, com palavras diferentes, e não mais que duas vezes, se for a mesma palavra, ao longo das estrofes, sendo, entretanto, desejada a não repetição demasiada dessas rimas.
A rima do 5º verso rimará com o 5 verso da próxima estrofe.

Exemplo: As rimas de uma estrofe que forem ia/ia+eu/eu podem aparecer em outra estrofe, mas com palavras diferentes, ou, como dito acima, no máximo duas vezes a mesma palavra ao longo de todas as estrofes:
... Maria/valia+cedeu/perdeu e em outra estrofe ... Sabia/descia+meu/seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário